Processo seletivo – Mestrado em Economia

Tópicos da prova: Mestrado 2016

PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO

O processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de todo ano ocorre por meio do Exame da ANPEC e por meio de Processo Seletivo Interno.

Para quem faz o exame da Anpec, a inscrição é realizada através de três etapas:

Primeira: o candidato se inscreve para o exame ANPEC no site:

Segunda: o candidato encaminha pelo correio os documentos exigidos pelo manual do candidato Anpec (não são necessárias cartas de referência) até a data informada no manual (Endereço: Universidade Federal de Viçosa – Departamento de Economia/DEE – Secretaria de Pós-Graduação – Avenida PH Rolfs s/n – CEP: 36570-900 – Viçosa/MG)

Terceira: o candidato que receber o convite para cursar o Mestrado e aceitar, se inscreve no sistema SisPPG de Inscrição Pós-Graduação da UFV no link:

Para quem ingressa por meio do processo seletivo interno, composto de uma prova eliminatória (tópicos da prova no link acima) e análise curricular classificatória, a inscrição é realizada através de duas etapas:

Primeira: o candidato se inscreve no sistema SisPPG de Inscrição Pós-Graduação da UFV no link:

Segunda: o candidato fornece três cartas de referência de pessoas ligadas à sua formação universitária ou atividades profissionais, de acordo com o modelo em anexo (as cartas deverão ser postadas via correio, tendo em vista o fato da mesma ser de conteúdo sigiloso, ou entregues na secretaria do Programa. Endereço: Universidade Federal de Viçosa – Departamento de Economia/DEE – Secretaria de Pós-Graduação – Avenida PH Rolfs s/n – CEP: 36570-900 – Viçosa/MG). Serão consideradas as cartas recebidas até o último dia de inscrição.

SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de todo ano é feito por meio de uma prova eliminatória (tópicos da prova no link acima) e análise curricular classificatória. A inscrição é realizada através de duas etapas:

DOCUMENTOS EXIGIDOS PELO SISTEMA SISPPG DE INSCRIÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO UFV:
O candidato ao curso de Mestrado deverá ser portador de diploma de curso superior de duração plena, em qualquer área do conhecimento, e reconhecido pelo MEC.
 cópia do diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação ou declaração de possível formando até a data da matrícula na UFV;
 cópia do histórico escolar da graduação, explicitando o sistema de avaliação;
 curriculum vitae (via comprovada);
 uma foto 3×4;
 cópia da certidão de nascimento ou casamento;
 cópia da carteira de identidade e CPF;
 cópia do documento de serviço militar;
 cópia do título de eleitor;
 comprovante do pagamento de taxa de inscrição da UFV.

O boleto será gerado no link: http://www.ppg.ufv.br/gru2/

Valor e instruções: https://www3.dti.ufv.br/ppg/sisppg-inscricao-pos/informacoes-gerais/

Favor identificar o boleto com o nome do candidato.

A falta de qualquer documento listado acima implicará em não confirmação da inscrição.

Vale lembrar que os documentos serão cobrados no dia da matrícula.

PARA INSCRIÇÃO NO SISTEMA SISPPG DE INSCRIÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO UFV, DEVE-SE FICAR ATENTO PARA AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

Requisitos do sistema:

– O sistema deve ser acessado através dos navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.

A inscrição é efetuada em duas etapas:

– Salvamento da inscrição: Os dados são salvos a cada formulário lançado na tela, no final da inscrição uma senha de finalização será enviada para o e-mail cadastrado.

– Finalização da inscrição: O lançamento de todos os dados é obrigatório e, após a finalização, a edição dos mesmos não é mais permitida.

– Se o e-mail com a senha não for recebido em 12 horas, favor entrar em contato com a secretaria do programa de pós-graduação.

– Após a finalização da inscrição pelo candidato, é importante que este entre novamente na inscrição e verifique a integridade dos documentos inseridos no sistema. Caso encontre algum problema, deverá entrar em contato com a secretaria do programa de pós-graduação.

– Após a finalização da inscrição pelo candidato, a secretaria do programa acessará aos dados da inscrição e, caso seja encontrado algum problema, será enviado um e-mail para o candidato solicitando a correção.

Passos a serem seguidos para a inscrição:

– O candidato deve guardar a senha de acesso que será gerada no momento em que a inscrição é salva. Esta senha é necessária para acesso posterior aos dados da inscrição.

– Após a inscrição ser salva, o boleto deve ser impresso através da opção “Boleto de Inscrição” no menu “Inscrição”.

– Com o comprovante de pagamento do boleto em mãos:

Converter para o formato PDF.

Acessar novamente os dados da inscrição através da opção “Consultar inscrição” do menu “Inscrição”.

Anexar o comprovante de pagamento da taxa em formato PDF.

Finalizar a inscrição clicando no botão “FINALIZAR” do formulário de inscrição.

– Se houver dúvidas durante este processo o candidato deve entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós no qual está se inscrevendo. As informações para este contato constam no link “Informações Gerais”.

O candidato poderá se inscrever, no máximo, em 2 programas.

É de total responsabilidade do candidato acompanhar as inscrições pelo sistema, a UFV não se responsabiliza por problemas com e-mail. Verifique se os e-mails enviados pelo sistema estão sendo retidos pelos filtros de anti-spam do seu aplicativo de e-mail.

A duração do curso é de 24 meses.

São oferecidas 15 vagas anuais.